Alergia a Esmalte: É um drama gente!!!!

Ok, talvez existam coisas bem mais dramáticas do que alergia a esmalte, mas esse é um incômodo muito grande para as amantes de esmalte como eu.

Bem, não exatamente como eu, já que eu tenho a imensa Boa Sorte de não ter essa famigerada alergia, mas muitas amigas minhas já me falaram sobre a tortura que é querer colocar aquela cor fabulosa e não poder...

Esse post é dedicado à minha amiga linda, Lia Christo, do blog Doces Letras, que tem que conviver com as amigas esmaltadas e ela chupando dedo... Hehehehe
Beijocas, amiga!!!!


(crédito da imagem para M de Mulher)

O que causa a alergia nas pessoas é a intolerância a um dos três vilões dos esmaltes:
- Formaldeído: que conserva o esmalte (aquele formol amigo que você, cremosa, usa no cabelinho quando vai fazer sua escova progressiva e depois fica um tempão passando mal por conta disso);
- Tolueno: que é o solvente mais utilizado em tintas envernizadas como o esmalte;
- DBP: o Bis(n-butil)ftalato, que é um plastificante, ou seja, dá aquela propriedade do esmalte virar um filme plástico depois que seca.
Quando um esmalte não contém esses componentes ele é chamado hipoalergânico, antialérgico ou, como os gringos dizem, 3-Free.

E como é que você sabe que está com alergia?
As reações podem ser desde descamação da unha, inchamento das cutículas, inflamação e vermelhidão nos dedos até inchaço nos olhos e reações mais severas, como fechamento de glote.
Se você notou qualquer reação esquisita depois de usar esmalte, corre no dermatologista pra determinar qual substância dispara sua alergia. E para de usar esmalte até lá.

OMG!! O que farei, Gabizinha????
Calma, existem marcas de cosmético, que, de olho nesse problema, desenvolveram uns produtinhos bacanas pra minimizar o desconforto.

Primeiro os brazucas: O que não quer dizer que não existam outros brasileiros que também estejam preocupados com isso.
- Colorama: por incrível que pareça, esses esmaltes baratinhos, comuns e normais são livre das 3 substâncias que eu citei acima. Então, aposte neles pra começo de conversa.


(crédito da imagem para Make Me)

- Ludurana: outra marca baratinha que também se livrou dos bichos-papões. E a Ludurana ainda tem umas cores bem bacanas. Eu acho difícil de encontrar Ludurana aqui onde moro, por isso sempre que encontro saio comprando todos.


(crédito da imagem para Eu Leitora)

- Impala: tem uma linha antialérgica com umas cores meio assim-assim, mas pelo menos tem a linha antialérgica. A coleção vem desde 2009, mas ainda se encontram todas as cores por aí. O preço é que é salgado. Às vezes custa R$ 12,00 o vidro desses esmaltinhos meia bomba.


(crédito da imagem para Priska Araújo)

- Riqué: também tem uma linha separada que é hipoalergênica, e as opções de cores são ainda mais boring. E, a Risqué, espertinha, também mete a mão no valor de cada vidro.


(crédito da imagem para Esmaltes e Ponto)

 - Extase: é um esmalte nacional que eu nunca vi vendendo em lugar nenhum, mas causou algum frisson da Beauty Fair de 2010 por ser à base de água. As cores são bem simplórias, eu não testei, não sei sobre durabilidade (se bem que, gente, se é a base de água, deve sair no primeiro banho, lavagem de mãos, de louça que a gente fizer. Fala sério...), sobre cobertura, brilho, nem nada. Mas, vale tentar, né?


(crédito da imagem para Esmaltaradas)

Agora os lindinhos importados: Os gringos já pensaram nisso de poupar a pele delicada da gente há mais tempo. Por isso as marcas famosas têm uma gama gigante de cores lindas que não têm as substâncias famigeradas que dão alergia nas girls.
- China Glaze: é uma marca importada dos EUA que eu, particularmente gosto muito. Tem milhares de cores de todos os tons mais loucos e todo tipo de acabamento que você imaginar. Acho excelente custo benefício, porque o esmalte é muito bom num vidrão enorme. Pede pra cálegas que forem por Isteites não esquecerem de trazer pra você. Ou você pode encomendar pela internet. Recomendo a Trans Design e a Head 2 Toe.


(crédito da imagem para Nail Polish Best Store)

- Eyeko: é uma marca inglesa com um vidrinho bem parecido com o Hits e eu acho caríssima pro que é. Mas ela não é 3-free, ela é 4-free, ou seja, não tem nem tolueno, nem formaldeído, nem DBP, nem resina de formaldeído, que é o quarto elemento que também pode causar alergia. Eu comprei no próprio site da Eyeko.


(crédito da imagem para Ju MakeUp)

- Nfu'Oh: os esmaltes holográficos mais espetaculares que você jamais verá na sua vida. Vale muito à pena (tem link pra loja que vende eles na barrinha lateral do blog). São também 3-free. Totalmente recomendo você sijogar! Cuidado quando for ver os esmaltes da Fabulous Street, porque senão você vai querer comprar TODOS!!!


(crédito da imagem para Linz Laquer)

- Nubar: Também gosto muito dessa marca. Tenho uns policrômicos maravilhosos. E eles também são 3-Free. Comprei com a Sofia da BBF, mas você também pode encontrar na Trans Design e Head 2 Toe.


(crédito da imagem para Never Ending Obsession)

- OPI: minha marca de esmalte preferida EVER!!!! Cada cor! Cada acabamento! Durabilidade! Brilho!! OPI é uma das marcas mais precupadas com o meio ambiente, por exemplo, além de ser 3-Free, eles não testam sues produtos em animais, não é muito fofo?! Olha aqui a PETA e sua lista de empresas que não testam em animais. Tem pra vender também na BBF, Trans Design e Head 2 Toe.


(crédito da imagem para All Lacquered Up)

- Sally Hansen: essa marca tem umas cores bacanas e umas bases excelentes, além de produtos para tratamento das unhas. Tudo 3-free. Você consegue achar na BBFTrans Design e Head 2 Toe.


(crédito da imagem para The Gloss)

- UNT: esse são esmalte excelentes! São coreanos, mas o site é em português e ele entrega sem frete para todo o mundo. São 3-Free e não testam em animais também. compre na Shop UNT.


(crédito da imagem para Shop UNT)

Bem, espero que as alérgicas viciadas em esmalte tenham ficado um pouco menos desesperadas ao descobrir que nem tudo está perdido: há muitas cores maravilhosas no fim do túnel.

Agora, quanto às bases...
Lia, eu realmente não sei te responder. Provavelmente as bases das marcas antialérgicas são antialérgicas também.
Mas isso é assunto pra um próximo post. :D
Leia mais...

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Cada um tem lá suas manias. Eu, como mulherzinha, tenho muitas, dentre elas livros, heavy metal, gatos, cachorros, birita e, é claro, esmaltes. Este blog é para os últimos, meus queridos vidrinhos... E que se multipliquem como Gremillins!!

By G.R. Roots - Seja educado e dê os créditos.. Tecnologia do Blogger.

Atalho do Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Mulherzinha carioca, cheia de manias, dentre elas livros, buzz, esmaltes e rock n' roll.
Powered By Blogger

Mulherzinhas e Machões


Recent Comments